PROEJA – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Esse Blog foi criado a partir das proposições da disciplina Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação Profissional da Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Essa pós-graduação é oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES em parceria com as Prefeituras e o Governo Federal.

Todas as postagens têm como intuito refletir criticamente sobre a realidade da escola pública na perspectiva da formação profissional, lançando mão, para tanto, de imagens e textos sobre trabalho, os trabalhadores e a escola.

Breve apresentação das criadoras do Blog:

LARISSA LOPES REIS DO NASCIMENTO

· Formada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, na modalidade à Distância, Pós-graduanda em Gestão Pública no âmbito Escolar, atua desde 2006 no Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM URBANO, no município de Vitória.


SILVANA DALLAPÍCULA RAMOS

· Formada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduanda em Gestão Pública no âmbito Escolar e em Educação Infantil. Professora, a 15 anos, das séries iniciais e Pedagoga na modalidade Educação de Jovens e Adultos, pelo Estado.


TANIA TESSINARI MIRANDA

· Formada em Pedagogia e com Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua desde 2008 na Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano, no município de Vitória.

sábado, 24 de julho de 2010

Bibliografia Básica - Educação e Trabalho

FRIGOTTO. Gaudêcio; CIAVATTA. Maria Ciavata. (Orgs.) A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro. DP&A, 2005.

1. SEVERINO, Antônio J. Educação, Trabalho e Cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9790.pdf

2. FERRETTI, Celso João; SALLES, Fernando Casadei; GONZÁLEZ, Jorge Luis Cammarano. Globalização, trabalho e formação humana: notas para a problematização da educação escolar. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/33esp/art12_33esp.pdf

3. CALDEIRA, Elizabeth. O Indivíduo na Cultura Produtiva: repensando a dimensão ética/educativa no contexto do trabalho. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/374/271

4. BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. Cultura e Educação Popular: a apropriação dos entes da cultura. Disponível em:http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/cultura_e_educacao_popular.pdf

5. ESTEBAN, MARIA TERESA. Educação Popular: desafio à democratização da escola pública. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n71/a02v2771.pdf

6. CUNHA, Alda Maria Borges; RODRIGUES, Maria Emilia De C.; MACHADO, Maria Margarida. Alfabetização de jovens e adultos: política pública e movimento popular. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n71/a03v2771.pdf

7. FÁVERO, Osmar. Materiais didáticos para a educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n71/a04v2771.pdf

8. TIRIBA, Lia. Educação Popular e pedagogia(s) da produção associada. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n71/a06v2771.pdf

9. BARRETO, José Carlos. Educação de adultos na ótica freiriana. Disponível em: http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Files/revista/Educacao_de_Adultos_na_otica_Freiriana.pdf

10. PAVAN, Ruth. A contribuição de Paulo Freire para a Educação Popular: uma análise do GT de Educação Popular da ANPED. Disponível em:http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT06-4007--Int.pdf

11. GALVÊAS, Elias Celso. Paulo Freire e o método de alfabetização de adultos. Disponível em: http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/Files/revista/Paulo_Freire_e_o_Metodo_de_Alfabetizacao_de_Adultos.pdf.

12. CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo na sociedade contemporânea. In: TV Escola, Salto para o Futuro. Boletim 17, set. 2005. Programa 5. Disponível em: http://www.forumeja.org.br/files/Programa%25205.pdf

13. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, capítulo 2, p.54-76.

14. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, capítulo 3, p.77-120.

15. BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. 4 ed. Brasília: Líber Livro, 2008, capítulo II, p. 125-214.

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